Vendas em cartão de crédito pré-pago: como a nova resolução do Bacen impacta os negócios?

Muitos negócios realizam vendas em cartão de crédito pré-pago em seus estabelecimentos, o que facilita a vida dos usuários, mas exige dos empreendedores atenção nesse recebimento, principalmente com a nova resolução do Banco Central do Brasil (BACEN) que impacta diretamente no pagamento e recebimento dos negócios.

Vendas com Cartão de Crédito Pré-Pago: o que é na prática?

É um tipo de transação que exige que o consumidor recarregue antecipadamente o valor que deseja consumir no cartão, ou seja, diferente de utilizar o valor disponível no cartão de crédito, onde é necessário o dinheiro no cartão.

Esse processo é muito parecido com um plano de celular pré-pago, onde o saldo é usado antes que a recarga acabe.

Nesse caso, a transação do cartão de crédito pré-pago é instantânea e não requer aprovação de crédito de uma instituição financeira, proporcionando mais segurança e agilidade para o seu negócio receber as vendas.

Como a nova resolução do Bacen impacta os negócios?

A partir de 1º de abril de 2023, negócios que recebem vendas em cartão de crédito pré-pago precisam se adequar à nova Resolução nº 246/22 do Banco Central do Brasil (BACEN) que entrou em vigor. 

Onde determina que as transações de crédito pré-pago sofrerão alterações nos prazos de cobrança após a sua venda, seja em ambiente físico ou digital. Antes da aprovação da resolução, a instituição recebia as vendas no débito em até 1 dia útil após a transação e as vendas a crédito em até 31 dias úteis.

Agora, vendas a crédito usando um cartão de crédito pré-pago, podem ser recebidas em até 2 dias úteis, enquanto o prazo para recebimento das vendas no débito não sofreu alteração.

O objetivo da mudança é melhorar as condições de gestão do fluxo de caixa, reduzir o custo de eventuais adiantamentos de contas a receber e oferecer aos seus clientes uma forma alternativa de pagamento.

Com isso, os empreendedores devem estar atentos aos prazos, conferir suas vendas para que não ocorra problemas na gestão do negócio.

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